sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Os caminhos de ECO - parte II

Seguindo a trilha de ECO continuamos a desbravar o principal eixo viário que corta o bairro da Tijuca, zona norte da cidade do Rio de Janeiro.
Seguindo a rua Conde de Bonfim em direção ao centro da cidade, na altura da praça Saens Pena é possível observar um grande quantidade de "bombardeios" de ECO. Estes bombers estão dispostos principalmente nos portões de lojas e estabelecimentos comerciais, como pode ser visto nas fotos abaixo.    



 

   Os graffitis estão dispostos em pontos de extrema visibilidade seja por pedestres, passageiros e motoristas, isto é claro, quando os portões estão fechados. Em horário comercial os graffitis ficam momentanemante escondidos, devido ao recolhimento dos portões. Isto permite imaginar que os graffitis foram feitos provavelmente em horários noturnos e muito provavelmente sem pedido de autorização, o que carcatreiza de fato a ação de um bombardeio. (As fotos foram tiradas por volta de 6 hs da manhã - Praça Saens Pena)
   Mais adiante a rua Conde de Bonfim deixa de sder uma avenida de mão dupla e segue um sentido único em direção ao centro onde se torna rua Hadock Lobo mais adiante, ao passo que o fluxo contrário em direção ao Alto da Boa Vista é conduzido na avenida Heirtor Beltrão. Apesar das ramificações os caminhos de ECO continuam.
Após a Praça Saens Pena há mais uma série de recuos que passam a ser pouco a pouco utilizados pelos grafiteiros, além do próprio ECO, pela sua condição de espaços ociosos da cidade. 



 

 

Os trabalhos acima estão dispostos no sentido do fluxo de automóveis pela rua Hadock Lobo até altura do Rio Comprido, na Avenida Paulo de Frontim. O graffiti abaixo está localizado ainda na mesma rua bem próximo ao largo do Estácio.  

 

4 comentários:

  1. Tô gostando de ver Leandrinho! O blog oferece uma dimensão geográfica evidente. Muito bom!
    Bjss da Rita.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog! Melhor ainda agora, por conhecer mais um fato onde gonça é vanguarda!

    abraços!
    Cabeça.

    ResponderExcluir
  3. é verdade ... ele ta espancando a tjk, mas quem tem chamando mais ainda a minha atenção é o Rao, além do Bis, que tão largando vários pela tjk e pela vila ... continue os registros irmão! ta mandando mto bem ... forte abraço!

    ResponderExcluir
  4. esse cara manda bem em leleco
    eu queria saber uma coisa, existe alguma diferença dos grafittes entre os bairros ou não?
    quero dizer , os grafiteiros escolhem um tipo de arte específica para cada região ou to viajando?
    Dessa

    ResponderExcluir