domingo, 13 de dezembro de 2009

A importancia das oficinas



As oficinas de graffiti são cada vez mais numerosas e procuradas por uma público bastante variado no Rio de Janeiro. A importancia desses espaços é a possibilidade de se difundir a tecnica do graffiti a partir daqueles que detém maior domínio, especialmente pelo tempo de prática. Acima, a foto mostra um dos grafiteiros pertencentes à Velha Escola do graffiti carioca, o Ment (membro da lendária Nação Crew), demonstrando suas habilidades durante uma oficina de graffiti no CIC (Fundição Progresso) - Foto de 2007.
Abaixo, vemos outra oficina sendo conduzida pelo grafiteiro Eco, realizada no Sesc Tijuca, em 2009, denominada "Movimento Periférico". Eco também pertence a Velha Escola do graffiti carioca, e mais especificamente de São Gonçalo (município da região metropolitana do RJ), sendo considerado um de seus precursores ainda nos anos 90. 



A foto a seguir mostra uma das oficinas que realizei no IEPIC em Niterói em 2008, para alunos do ensino fundamental. A proposta era desenvolver uma oficina com a temática sobre o modo de contação de histórias africanas chamado GRIOT.



As oficinas além de servirem como "escolas" para grafiteiros, são importantes espaços de convivência entre seus frequentadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário